Publicado por: Malhado | 23-09-2010

Carne fria acebolada

Ingredientes

1 peça de lagarto;
2 dentes de alho;
1 folha de louro;
3 cebolas médias;
1 pimentão pequeno;
1 talo de salsão;
150g de azeitonas sem sementes;
Sal e pimenta do reino;
Um bom Azeite (bastante);

Modo de Preparo

Tempere a carne com sal e pimenta. Coloque 1 litro de água para ferver numa panela de pressão destampada com a folha de louro, os dentes de alho, uma cebola cortada em 4 gomos e o salsão e ferva numa chaleira mais um pouco de água só por precaução.

Quando a fervura começar, coloque a peça inteira de carne na água e, se necessário, acrescente mais um pouco de água quente para cobrir a carne. Feche a panela e deixe cozinhar de 30 a 40 minutos, dependendo do tamanho da carne. Após esse tempo, lembre-se de desligar o fogo e remover a pressão da panela (sem abri-la antes do vapor sair todo, claro), e então abra a panela e deixe a carne esfriar.

Fatie a carne para ficar bem fina (mesmo) ou, se isso for muito complicado, você pode desfiar a carne, também (eu prefiro). Em seguida, fatie as cebolas restantes em meias-luas bem finas e o pimentão em fatias também finas (quanta finura!). Se você estiver fazendo a versão com a carne fatiada, arrume-a em uma travessa intercalando camadas da carne e outra de cebola, pimentão e azeitonas. Se você estiver fazendo a versão desfiada, basta misturar os ingredientes.

Regue com azeite até a carne ficar bem molhada (mas não nadando, por favor) e, se necessário, acrescente um pouco mais de sal e pimenta. Tampe a vasilha e deixe na geladeira até o dia seguinte. Isso é importante para que a carne pegue bem o sabor dos temperos e para a cebola tornar-se menos ardida.

Servindo a Carne

Pode ser servida como uma entrada fria, acompanhando uma salada, ou como um recheio para sanduíches. Se servida com arroz, é uma das coisas mais divinas que conheço.

Após pronta deve ser conservada sempre na geladeira por no máximo… ah, sei lá! Nunca vi sobrar, mesmo!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: