Publicado por: Malhado | 23-09-2010

Celebrando a Primavera

Atenção: antes de preparar essa celebração, leia com atenção nossas Dicas de Etiqueta para que seu evento seja melhor sucedido, especialmente se convidar pessoas para celebrá-lo com você. Lembre-se também de que aqui estão sugestões para ajudá-lo a encontrar o seu próprio jeito de receber os Deuses e a Primavera em sua casa. Esta é uma festa, e como toda festa ela deve ter a sua cara e trazer felicidade para os presentes.

A primeira etapa para receber a Primavera na sua casa é simples.  Faxina!!! Abra todas as janelas da casa e varra todas as energias antigas (não necessariamente só as ruins, mas aquelas que já são desnecessárias) literalmente porta afora! Use uma vassoura de palha se possível, não apenas porque é mais natural, mas porque elas são extremamente mais divertidas! Em seguida jogue o excedente fora. Separe as roupas que não estão mais em uso para doar a quem precise, e faça o mesmo com tudo o que for obsoleto e que você não precise mais.  É tempo de arejar a vida e abrir espaço para novas possibilidades!

Faxina feita, limpe bem e rearrume seu altar, se o tiver. Depois é hora da segunda parte: decorar o ambiente. Idealmente, esta parte já deveria ser feita com todos os que participem da celebração, mas há quem goste de surpreender as visitas com um clima todo pronto, então vamos às ideias logo.

Encha a casa de vida.  Vasos de flores por todo lado, frutas frescas à disposição de quem as quiser, cores, luz e alegria. O resto é simplesmente seu gosto pessoal e muita Inspiração, mas não se cansar para deixar a casa mega-enfeitada, também. Aproveite. Só não arrume a mesa da refeição, ainda.

Falando em comida, comece os preparativos, nem que seja colocar as vasilhas e materiais lavados e em ordem esperando as pessoas chegarem para cozinharem juntos. Veja as receitas de Primavera que sugerimos mais cedo, caso deseje sugestões para sua ceia. Aliás, cozinhar com as pessoas pode ser uma excelente ideia, mas há quem goste de receber as pessoas e já ter tudo pronto.  Se esse for o seu caso, mãos à obra!

Para finalizar toda essa arrumação e tendo preparado tudo possível da preparação de alimentos e da decoração, corra para o banho. Tome um banho revigorante e, se quiser, prepare um banho de pétalas de flores logo para usar antes de se secar. Use de preferência pétalas de flores vivas, e ao colher cada pétala da flor agradeça a ela por dividir parte de si com você. Claro, como nem todo mundo tem um jardim à porta de casa, às vezes é preciso comprar as flores já cortadas e usar suas pétalas, que inclusive podem ser compradas já separadas.  Agradeça à flor por tornar-se parte da sua celebração, nesse caso. Ferva água e faça uma água perfumada com essas pétalas para jogar do pescoço para baixo após seu banho. Mantenha uma atitude de agradecimento pelas boas energias que receberá e imagine-se sendo lavado das energias que não mais lhe servem.  Os Deuses saberão o que está na hora de lavar, então não remoa problemas.  Apenas aproveite o carinho da água morna.

Faça do vestir-se outro momento só seu. Use roupas leves e alegres, e coloque cada peça como se uma nova promessa de prosperidade. Receba essa nova fase e prepare-se para brilhar. Caso você vá receber visitas, sugira que procedam do mesmo jeito para preparar-se para esta celebração e, caso ache conveniente, mencione o banho como uma sugestão. Lembre-se de que as pessoas podem ter crenças diferentes das suas que devem ser respeitadas, ainda mais sendo você o anfitrião, então no máximo sugira. E falando em visitas, se você esperava receber alguém para começar a decoração, divida as tarefas e decore com as pessoas.

A partir da chegada dos convidados, amplie seu clima de alegria, fazendo com que as pessoas se sintam à vontade e bem-vindas em seu lar. Aproveite para conversar e colocar o papo em dia. Essa conversa inicial sempre serve como limpeza prévia antes de qualquer celebração, seja em casa ou seja num ritual formal, pois limpa a mente e desacelera nosso ritmo. Não esqueça de colocar uma música alegre, mas relativamente tranquila, para animar as pessoas mas já para dar o clima da festa. Enquanto faz isso, conduza todos para a cozinha e, se já não estiver tudo pronto e você tiver escolhido cozinhar em conjunto, comece a preparar os alimentos. Se tudo já estiver em ordem, peça a ajuda de todos para colocar os alimentos à mesa. Neste momento você perceberá que já está celebrando há algum tempo e nem se deu conta. É justamente assim as coisas devem acontecer: naturalmente.

Terminados os preparativos, arrume a mesa com a ajuda de todos. Antes de servir qualquer pessoa, lembre-se de servir um pequeno prato para os antepassados, com uma pequena porção de cada prato, pois a primeira parte da refeição sempre é separada em sua honra e memória.  Em seguida convoque todos a dar as boas vindas à Primavera que chega e  faça um agradecimento. Como um agradecimento verdadeiro vem do coração e é forjado na própria mente, então não direi quais palavras você deva utilizar, mas apenas a quem agradecer: às pessoas presentes, aos espíritos amigos que vivem à sua volta, ao povo das fadas, pelo alimento que os sustentará, aos antepassados e, por fim, aos Deuses.

Feito isso, sirva a refeição, converse, sorria, e, principalmente: divirta-se! E que os Deuses abençoem sua casa e os seus, nesta Primavera que chega!

Anúncios

Responses

  1. Bom seria fazer na natureza esta chegada, mas farei, em parte, em minha própria casa. Agradeço a dica preciosa.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: