Publicado por: Malhado | 20-10-2010

Algumas dicas de sustentabilidade

“Use óleo de banana para remover esmalte de unha.
A acetona é uma substância tóxica para a gente e para o ambiente”.
GreenPeace – Brasil

Uma parte do ativismo é conscientizar as pessoas acerca da sua causa, e se possível de forma a mostrar como essas ideias podem tornar suas vidas mais fáceis, eficientes, rentáveis ou qualquer outro estímulo que as faça parar, considerar a utilidade de mudar seus hábitos e embarcar num novo modo de encarar o mundo, senão em prol da causa em si, em benefício próprio.

À primeira vista pode parecer maquiavélico para alguns, mas essa técnica advém da simples constatação de que o ser humano em geral não está disposto a fazer absolutamente nada que o afete negativamente ou o tire de sua “zona de conforto“. No âmbito da ecologia e da sustentabilidade isso tem mudado, mas esse tipo de conscientização pode demorar não apenas anos, mas gerações e às vezes séculos para se estabelecer, pois está em nosso comportamento básico resistirmos a qualquer mudança que nos faça enfrentar uma situação para a qual não estamos acostumamos. Isso é natural e está intimamente ligado aos nossos mecanismos de segurança interna.

Além dessa resistência existem também o imediatismo que nos impede de “mexer em time que está ganhando“, a “Lei de Gérson” onde o que importa é levar vantagem em tudo, ou ainda o egocentrismo do “cada um no seu quadrado” que não nos permite olhar para o outro como um igual que tem seus direitos, ainda mais quando esse “outro” não pertence à espécie humana ou, pior, é uma planta, um riacho ou um punhado de solo. Bom, o time está perdendo, de tanto o ser humano pensar nas vantagens pessoais estamos destruindo nosso ecossistema e tornando nossa vida não apenas miserável, mas insustentável, e ao menosprezarmos os outros, sejam eles humanos ou outros habitantes deste planeta, estamos diminuindo drasticamente nossas chances de sobrevivência, tudo graças à nossa própria ignorância.

Mas ignorância tem cura, e todo processo começa de um ponto antes de se expandir para mais longe. A partir de hoje falaremos de meio-ambiente numa área que pretende justamente incentivar esse movimento a partir e através de você, tornando cada um de nós num ponto dessa cura para nós mesmos, nossas famílias e quão mais longe cada um ache que deva ou possa ir. O importante é começar e ajudar com pelo menos um mínimo do que seja possível fazer. O planeta, seus descendentes e inclusive o você de daqui há alguns anos agradecem por qualquer ajuda.

Esse novo espaço será chamado de Sustentabilidade, e estará dentro do menu Ativismo ali em cima no site. Nele colocaremos algumas informações preciosas, como a que começa nosso texto de hoje, já divididas por áreas para facilitar suas pesquisas e ajudá-lo a tornar a sua vida mais agradável, a organizar suas atividades para ter mais tempo de qualidade para si e a economizar dinheiro ou mesmo fazer algum extra enquanto ajuda o mundo, tudo isso criando um ambiente mais sustentável.

Lembre-se: essa área estará em constante atualização! Aliás, se você ainda não notou, nossas páginas são atualizadas constantemente e apenas não avisamos pois esse processo é realmente intenso e não seria prático postar aqui a cada modificação, mas se você não tem passeado por aquele menu superior, confira-o e veja que além das novas seções que sempre avisamos quando inauguram, o conteúdo das páginas tem crescido, e a nossa intenção é de fazê-lo crescer mais, de preferência com a sua ajuda.

Boa leitura e mãos à obra!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: