Publicado por: Malhado | 28-10-2010

Dicas para Beltane

Esta é uma época cheia de tradições interessantes e conceitos que precisam ser melhor explicados. Vamos tratar disso antes e apresentar ideias e informações que ajudarão a preparar sua celebração antes de falarmos dela. Escolha o que queira ou consiga usar no espaço onde pretende celebrar e use a imaginação!

Máscaras

Vestir máscaras do Green Man é uma das tradições desse Festival. Outras máscaras ou até mesmo pinturas faciais, especialmente as que representem Deuses de Fertilidade e ligados à terra, também são facilmente encontradas e servem para pedir que a o solo seja fértil, as colheitas fartas e a vida próspera, reafirmando nossa confiança na providência divina e pedindo a Sua força e Sua bênção para que nosso trabalho seja recompensado e nada nos falte.

Hoje em dia enfoca-se muito uma “sexualidade livre” como expressão dessa fertilidade ao se falar em Beltane, mas esse não é exatamente o caso. Tenta-se justificar essa prática teorizando sobre os motivos das máscaras esconderem a identidade daqueles que iam “colher flores” na floresta em tempos antigos, mas os pares sempre foram escolhidos e combinados previamente e muito bem. Não há em seu uso nenhuma conotação de que “ninguém é de ninguém“, e seus compromissos de honra não ficarão suspensos por essa noite, então foque-se no que elas realmente representam.

Fertilidade e Sexualidade

Então qual a relação de Beltane com a sexualidade? Enorme! E tem haver com sedução e sensualidade, também. Trocar olhares e flertar com alguém durante uma celebração, ou experimentar o primeiro beijo ao lado das Fogueiras de Belenos é uma coisa excepcional, mas transformar o ritual numa orgia não faz parte da vivência e dos valores do Druidismo.

É importante lembrar ainda que o Druidismo é bastante aberto a acolher diversas facetas da sexualidade, desde que estas respeitem as leis, sejam realizadas com conhecimento de suas possíveis consequências e de comum acordo entre as partes envolvidas, mas não se pode utilizar um festival que tem por foco os Deuses para justificar quaisquer preferências nessa área, liberar-se de sentimentos de repressão ou mesmo impo qualquer um dos dois como parte de uma celebração. Nesta festa, O amor está no ar em todas as suas expressões, mas existem formas e momentos de expressá-lo. Durante a festa, celebre a comunidade e peça pela saúde, pela prosperidade e pelos bons frutos para todos, e se houver no ar um clima especial com alguém, a antecipação faz parte de conhecer o outro e de seduzir.

Esta é uma época excelente para tentar engravidar, inclusive, e o fato de o período entre o Festival de Inverno e o Imbolc ser uma época particularmente dedicada às crianças é uma das grandes indicações desse fato. Apenas deixe para “colher flores” após a celebração, quando estiver em casa ou a caminho dela, pois os focos aqui serão os Deuses e a fertilidade da terra, e você como extensão Deles. Aliás, se estiver realmente interessado em encomendar o seu bebê, peça pela sua vinda quando estiver junto com os Deuses e “corra pro bosque” assim que puder, pois mesmo se não for o momento a possibilidade existe e a época é perfeita!

As Duas Fogueiras

Passar entre as duas fogueiras é uma das mais famosas formas de pedir fertilidade, mas serve para várias coisas. Podemos pedir também proteção, cura e nos limparmos das influências negativas (visíveis ou não) que estejam em nossas vidas, uma alusão famosa às fogueiras era passarem os rebanhos entre elas com esse mesmo fim. Tudo isso pode ser feito simbolicamente, utilizando-se tochas (elas existem até nas mais minúsculas versões) ou mesmo velas, embora eu não as ache uma boa opção pois o simbolismo de uma fogueira e de uma vela diferem bastante. Prefiro dois pequenos caldeirões de ferro, que são baratos e fáceis de achar, com micro-fogueiras montadas neles, mas nesse caso vem sempre a questão dos cuidados com a segurança.

Pular a Fogueira

Existe ainda a tradição de se pular a fogueira como uma forma de trazer de volta a vitalidade e a jovialidade, assim como de reafirmá-la. É uma atividade muito popular mas que precisa ser organizada com cuidado para ninguém sair queimado e, se algum acidente acontecer, não estragar a festa. Construa um fogo bastante baixo, considerando idade, tamanho e agilidade dos que celebrarão com você para evitar surpresas.

O Mastro de Beltane

O “maypole“, chamado assim pois esse festival acontece em maio no hemisfério norte, também chamado “Mastro de Fitas” ou “Mastro de Beltane“, é uma das atividades mais famosas do festival. Além de divertido, trançar as fitas do mastro forma uma dança muito bonita e que ajuda a animar qualquer festa. Se você tiver a oportunidade de erguer um desses em sua celebração, faça-o. O procedimento é simples. Um mastro fincado firmemente no solo com fitas longas o suficiente para dar aos participantes espaço para girarem em ambos os sentidos trançando as fitas coloridas.  Lembre-se de reforçar o como as fitas serão presas na parte superior do mastro para ninguém ficar com a fita na mão.

Danças e Jogos

Dançar é uma ótima forma de celebrar, e você pode criar um clima bastante alegre com música para que todos possam se divertir. Se a festa for daquelas de arromba, faça sua celebração antes dela começar e convide os amigos para festejar a data com você logo em seguida. Você pode também promover jogos, se houver espaço para isso. Na Internet você encontra diversas sugestões de jogos para Beltane, e pretendemos ter essas sugestões abordadas aqui, no futuro. De qualquer forma, divirta-se muito nesse festival e honre os Deuses com toda a sua alegria!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: