Publicado por: Malhado | 29-10-2010

Celebrando Beltane

Atenção: antes de preparar essa celebração, leia com atenção nossas Dicas de Etiqueta para que seu evento seja melhor sucedido, especialmente se convidar pessoas para celebrá-lo com você. Lembre-se também de que aqui estão sugestões para ajudá-lo a encontrar o seu próprio jeito de receber os Deuses e os Fogos de Beltane em sua casa. Esta é uma festa, e como toda festa ela deve ter a sua cara e trazer felicidade para os presentes.

Beltane é uma das festas mais bonitas e esperadas que existem no Druidismo, e com certeza a mais alegre. Seu nome deriva do nome do Deus Bel, (também conhecido por Belenos, entre outros nomes) e o sufixo “táine“, que assim como as palavras “tene“, “tan” ou “tinne” significa fogo. Dentre as suas comidas típicas estão os bolos, geralmente feitos de cevada ou aveia, e embora sua realização ao ar livre seja fascinante, celebrar em casa pode ser tornar um evento muito bonito se você usar um pouco de criatividade e muita alegria.

Logo no início do seu dia, limpe seu altar e assim que possível enfeite-o com flores frescas, especialmente as que nasçam na região. Trazer um vaso florido sempre é melhor que cortar as flores em si, então comece a pensar em tê-las plantadas num jardim, se puder. Enfeite tudo com cores quentes, vivas e brilhantes para animar seu ambiente e coloque na sua porta ou na parede uma guirlanda feita  folhas verdes e mais flores. Peça aos seus convidados que tragam flores também, sempre explicando que as vivas são preferência, e capriche na música. Esta é uma celebração de alegria, vitalidade e jovialidade. Quanto mais positivas forem as energias da sua festa, melhor.

Se você é do tipo que gosta de preparar a comida antes da festa, este é um bom momento para começar. Faça a parte que seja mais cansativa logo ou deixe tudo preparado para quando as pessoas chegarem, caso vá cozinhar com a participação dos presentes.

Tudo pronto, é hora de um banho revigorante e de um cuidado especial na hora de se arrumar. Exalte suas qualidades, privilegie sua beleza e arrume-se bem, mas não esqueça que as roupas precisam facilitar movimentos e aguentar uma boa festança. O Festival também convida a conhecer a sua própria a sensualidade, que é uma parte importante do auto-conhecimento e da definição da nossa auto-imagem. Se você já tem idade para explorar essa área, então descubra formas de expressar a sua, tomando cuidado (ou não, você quem precisa descobrir) para não ficar vulgar.

Coroas de folhas para os meninos e de flores para as meninas são excelentes adornos para a ocasião.  Prepare a sua e ou peça que os convidados tragam as próprias também ou já deixe um punhado feitas para recepcioná-los. Outra coisa que funciona muito bem e pode ser parte da celebração é separar um momento onde todos possam montar as suas, todos juntos, mas quem é anfitrião receber os convidados já com a coroa é um toque muito interessante. Logo após colocar a sua, coloque uma no altar, junto aos seus antepassados, para honrar sua memória.  Imagens dos Deuses ou de fadas podem receber coroinhas, também, e isso costuma ficar muito bonito.

A partir da chegada dos convidados, a música já estar tocando e o clima ser de pré-festa, animado mas que não impeça a conversa. Coroa  na cabeça, receba seus convidados e deixe-os bem à vontade. Quando um número suficiente de pessoas houver chegado, acenda suas fogueiras ou a representação delas que tenha preparado. Algumas pessoas acendem mini-fogueiras bem minúsculas em casa e só acendem a fogueira mais tarde, depois do jantar.

Lembre-se que a festa deve ter a sua cara e use as “Dicas de Beltane” que postei se precisar de ideias. A celebração já está acontecendo, e é hora de você moldá-la para que se ajuste ao seu jeito de honrar os Deuses, então se você não vai dar uma festa de arromba e fará um jantar, por exemplo, todo o clima deve apontar para esse tipo de recepção. Projete sua festa como lhe fizer bem e aproveite a companhia dos que estiverem com você. Aliás, mesmo se não houver ninguém mais além de você, os Deuses e os que nos visitam nos Festivais sem que os vejamos, faça dele uma preparação para uma noite de festa em seguida.

Peça ajuda de todos para levar a comida à mesa ou servi-la, sem esquecer de que uma porção de cada item irá para o seu altar, onde será servido aos antepassados antes que qualquer pessoa coma. Em seguida comece o banquete erguendo um brinde (alcoólico ou não) para a chegada de Beltane e  faça o agradecimento espontâneo e de coração, e aí vai a lista de a quem devemos agradecer: às pessoas presentes, aos espíritos amigos que vivem à sua volta, ao povo das fadas, pelo alimento que nos sustentará, aos antepassados e, por fim, aos Deuses.

Existem algumas ideias interessantes para utilizar em espaços pequenos para que as pessoas possam participar mais ativamente da celebração, e você pode realizá-las antes ou depois do jantar conforme a sua conveniência e espaço disponíveis:

  • Coloque dois mini-caldeirões de ferro sobre apoios que suportem bem o calor: pedras de mármore, que você consegue de graça numa marmoraria dependendo do tamanho, ou ainda certos suportes para travessas dependendo do material de cada um. Coloque neles com um pouco de carvão no fundo e construa uma mini-fogueira ou um fogo que produza pequenas labaredas para que as pessoas passem entre eles ao chegar e recebam uma limpeza e as bênçãos de cura e prosperidade.  Você pode aprender mais sobre os materiais a usar para fazê-lo no texto sobre fogueiras sagradas;
  • Jogos são sempre bem-vindos!
  • Após o jantar, fazer máscaras de Beltane é uma boa pedida enquanto se faz a digestão;
  • Dançar utilizando Máscaras de Beltane, ou simplesmente dançar, é algo que deve ser estimulado;
  • Um rito familiar pode servir como prévia para uma boa noite de festa fora de casa. Encontrar com os amigos, realizar a celebração e sair para a noite é não apenas possível como evita bagunça para limpar mais tarde;
  • Prepare-se com um kit de assuntos para animar os participantes. Não deixe ninguém ficar parado.  Movimente-se e instigue os outros a movimentar-se, mas sem estresses;
  • Quando se é o único celebrando numa família que tem outra fé, por que não fazer um jantar para todos compreenderem sua opção religiosa melhor? Se eles toparem usar a coroa de flores, então, será mais interessante, mas combine previamente;

Ao sair, cada pessoa pode levar um carvãozinho da fogueira para casa, como um amuleto de proteção ou um símbolo da prosperidade e da fertilidade que emanam de Beltane. Levar as coroas e pendurar em casa também é muito interessante e pode emana as bênçãos que você recebeu diretamente nos lares de quem o faz.

Ao final da festa, já só você e seu altar, agradeça novamente e ou deixe sua coroa nele ou enfeite sua casa ou a cabeceira da cama com ela.

Celebre muito, registre seus momentos de alegria e deposite um pouco da sua felicidade no altar antes de dormir.

Tenha um Feliz Beltane
E Boa Celebração!

Anúncios

Responses

  1. Espero celebrar o próximo Beltane na presença de todos vocês!!! mas ate lá celebrarei sozinha mesmo!! com direito à coroas de flores e tudo!!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: