Publicado por: Malhado | 12-11-2010

Três filtros de sabedoria

Sócrates certamente não era celta. Ele foi um filósofo que viveu na Grécia antiga entre 469 e 399 a.e.c. e nos deixou contribuições substanciais que deveríamos no mínimo compreender, em especial sua forma de fazer filosofia: a maiêutica. Não tenho como afirmar a veracidade dessa história atribuída a ele, mas com certeza posso indicar que você reflita a esse respeito e atente para esses filtros não apenas na sua prática religiosa – qualquer prática religiosa – mas em todos os aspectos da sua vida, pois mesmo que esse fato não tenha ocorrido, as lições que ele traz são muito importantes e úteis.

Leia e reflita.

Um dia, Sócrates foi procurado por um excitado discípulo que disse:

– Sabe o que eu acabo de escutar sobre um dos nossos colegas?

– Espere um momento – Sócrates respondeu. Antes de me contar, gostaria de fazer um pequeno teste com você, que chamo de teste de tripla filtragem. Vamos filtrar o que está prestes a me contar. O primeiro filtro é o da verdade. Você tem certeza absoluta de que o que você vai me contar é verdade?

– Não – respondeu  o discípulo. Certamente só escutei outras pessoas falarem Sobre isso e …

– Muito bem. Então você realmente não sabe se é verdade ou não. Vamos testar o segundo filtro. O que você está prestes a me contar sobre meu estudante é alguma coisa boa?

– Não, pelo contrário…

– Então – continuou Sócrates – você quer me contar alguma coisa ruim sobre seu colega, mesmo não tendo certeza que seja verdadeiro?

O discípulo gaguejou, mostrando-se bastante embaraçado… Sócrates continuou.

– Você deve finalizar o teste porque ainda existe o terceiro filtro: o da utilidade. O que você quer me contar sobre ele tem alguma utilidade para mim?

– Não, certamente não…

– Bem – concluiu Sócrates – se o que você quer me contar não é verdade, não é bom, nem me serve para nada, porque você quer me contar?

Responses

  1. Nossa, Bardo! Adorei esse texto. É realmente muito reflexivo e mesmo que não tenha realmente acontecido como citou antes, nos faz pensar e anexar esta lição ao nosso próprio estilo de vida.

    Muito bom!


Deixe um comentário

Categorias

