Publicado por: Malhado | 04-01-2013

3º dia druídico – Os Três Reinos

Tudo para os celtas remetia ao número três, e desta forma eles dividiram o mundo em três reinos, cujos nomes são “céu“, “terra” e “mar“, ou “águas” como prefiro chamar. Hoje, convido você a refletir um pouco sobre esses conceitos e observar como eles existem à sua volta pois, uma vez que um druidista compreenda seu significado mesmo que de forma básica, fica mais fácil vislumbrar o universo segundo a perspectiva céltica. Eu os encaro como formas de manifestação divina, e os Deuses declaram a Sua presença para nós de acordo com a época e a nossa capacidade de entendê-Los. Hoje falamos em diversas dimensões paralelas e teoria das cordas, mas foi refletindo sobre os reinos que me dei conta do quanto ainda desconheço a natureza, e guardo em mim a certeza de que eles são até hoje a forma mais simples e confortável de se perceber os Deuses e como Eles se apresentam diante de nossos olhos.

O Céu

É tudo o que se eleva acima do palpável. Acima das águas e do solo está o ar que infla nossos pulmões, as nuvens que trazem a chuva, as estrelas que iluminam a noite, o Sol e a Lua. O Céu é o cosmos e o respiramos por estar imediatamente acima das pegadas deixadas pelos nossos pés. Tudo o que voa faz desse reino o seu domínio.

A Terra

Morada da humanidade e de tudo o que caminha ou rasteja. É o solo que nos sustenta e nutre, o amparo de um teto e a sensação primordial de segurança que advém do chão. É nela que crescem as árvores sagradas, e nela que trilhamos nossos caminhos enquanto sociedade. É onde aprendemos, enquanto espécie humana, o significado da fertilidade e do ciclo da vida.

As Águas

Prefiro esse nome ao mais conhecido “Mar“, pois considero lagos e rios como parte desse reino, formando um fluxo como o do sangue que converge para o coração. Tudo o que nada vive aqui, e conhecemos menos desse reino do que do espaço que nos cerca. Seu mistério introspectivo e calmo não nos deixa esquecer, entretanto, que mergulhar em seus mistérios é um convite a encarar nossos temores mais inconscientes, e o fascínio que gera em nós muitas vezes é uma armadilha mortal.

O Equilíbrio Entre os Reinos

Cada terreno demonstra mais ou menos a presença de cada reino, e essa reflexão é importante para nos ensinar, através da natureza, como reconhecer esse equilíbrio em nós. Por exemplo, um deserto tem muito céu e muita terra, mas quase nenhuma água, enquanto que uma fossa abissal, a milhares de metros sob o mar, tem terra e água, mas quase nenhum céu uma vez que poucas espécies de peixes conseguem respirar ali. A representação mais simples de céu e água sem terra chama-se Polo Norte, mas para quem não puder ir até lá, basta lembra-se da existência dos icebergs.
Em nós, esse equilíbrio se reflete em três conselhos que recebi durante toda a minha vida de amigos médicos e profissionais de saúde: beba bastante água, faça exercícios regularmente e aprenda a respirar corretamente.

Anúncios

Responses

  1. E é essa a palavrinha chave: Equilíbrio. Tudo é questão disso. O maior desafio do Homem é manter esse equilíbrio, tanto dentro dele quanto à sua volta. Bom texto! Bjs!

  2. Gabriel, os três reinos não correspondem aos elementos gregos. Para os gregos existem 4 elementos de criação, e apartir deles tudo o que existe é formado. No cado dos três reinos, eles são formas de manisfestação dos Deuses, onde Os podemos perceber. Quanto ao fogo, ele não está em nenhum dos reinos e também não é um elemento de criação. Sobre ele falarei no 4° Dia Druídico.

  3. Olá Malhado,
    Muito bom teu artigo sobre os três reinos no druidismo: céu, terra e água. Onde entra o elemento fogo nessa divisão?
    Abraço.

  4. Muito bom! Estou acompanhando seus 30 dias 🙂


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: