Publicado por: Malhado | 16-04-2013

Agradeça

por Cecília Gealaí

Você já agradeceu por algo hoje? Não digo aquele obrigado sem vontade pra mocinha da padaria, mas agradecer por você ter tido um bom dia, por ter feito algo que você adora ou por ter feito alguém sorrir.

Ser grato é um hábito que modifica as pessoas e que deve ser cultivado com carinho. Exercitar a gratidão é focar no que temos hoje e não no que deveríamos ou gostaríamos de ter. É muito fácil esquecer pelo que somos gratos na correria da rotina, no medo de parecer esnobe ou na inveja alheia, no aguardar que as coisas fiquem perfeitas ou no voltar toda nossa atenção para os problemas e o que nos falta ao invés de prestar atenção no que já conquistamos ou em todo o caminho que já percorremos.

Exercitando a gratidão

Há algum tempo atrás, lendo artigos sobre produtividade (sentiu a mudança de assunto?) li um que falava de cultivar o hábito de escrever todos os dias em um caderninho três coisas que aconteceram e pelas quais você gostaria de agradecer naquele dia. Um dia resolvi testar o método e ver o que acontecia, depois de uma semana fiquei surpresa com o resultado e já tinha levado o exercício a um novo patamar. Vou sugeri-lo e peço que você o teste e chegue a suas próprias conclusões.

Escolha um caderno pequeno (pode ser até uma agenda ou arquivo de texto, mas eu gosto do caderno e do ato de escrever a mão). Ao final do dia pare por alguns minutos para revê-lo e pensar sobre o que aconteceu de bom e pelas quais você é grato, faça disso uma oração, converse com os Deuses e agradeça de coração. Escreva as 3 coisas do dia no caderno e pronto!

Isso não leva mais que 5 minutos e, sim, muda sua atitude mental na hora. Talvez não no primeiro dia, mas depois de alguns dias com certeza. Depois de um mês, você já lembra das graças ao longo do dia e chega em casa procurando seu caderno. Depois desse tempo você já passa a prestar mais atenção às coisas boas, mesmo pequenas, passa a sorrir mais e a agradecer mais pelas pequenas bênçãos ao longo do dia.

Uma pessoa já me perguntou: “mas o que eu vou escrever? Nada de bom acontece comigo.” Tem certeza? Comece com coisas pequenas: aquela chuva linda que caiu e refrescou o calorão, um sorvete gostoso de sobremesa, a passagem que você deu para outro carro e o motorista agradeceu, o sorriso que você recebeu do porteiro logo cedo quando passou e deu aquele bom dia sincero.

Você vai dizer que sua vida é cheia de problemas e que você vive super estressado? Então eu te digo, todo mundo tem problemas. Alguns grandes, a maioria pequenos e irritantes, todos estão lá. Esse exercício não tem o objetivo de menosprezar os problemas ou colocar óculos cor-de-rosa e fingir que sua vida é perfeita, mas valorizar as coisas boas que acontecem na vida de todos, diariamente. Com esse enfoque fica até mais fácil lidar com todos o estresse e problemas presentes no cotidiano. Uma pessoa sábia um dia me disse: “quando você ficar muito nervoso com algo pense assim: que importância isso vai ter na minha vida daqui um ano?” Talvez tenha importância sim e mereça seu tempo e alguma resolução, mas na maioria das vezes, não tem importância nenhuma.

Uma dica: deixe o caderno em local visível e que você sempre passe, como a mesa do computador a mesinha de cabeceira ou no seu altar. Assim você não corre o risco de se esquecer de escrever.

E então, pelo que você é grato hoje?

Responses

  1. Por ter acordado com carinho de quem me ama,
    pelo bom dia com aroma do jasmim que abriu a tarde
    e por esse texto agora.
    Adorei !!! e compartilho, bencaos e bjs!

  2. texto muito bom!!
    nos mostra que nas pequenas coisas, as alegrias que nos movem estão presentes.

  3. Lindo texto. Hoje sou grata pelo lindo sorriso do meu filho, por ter encontrado 10 reais na rua em um momento que precisava muito e por ter lido o seu texto.

  4. Taõ feliz em ler este post e tão agradecida também !
    Eu agradeci hoje aos Deuses por primeiramente ter fechado um ciclo doloroso e que se arrastava há anos.Agradeci pelas bençãos divinas em minha vida e por ter a oportunidade de recomeçar. Ideia esta que me persegue há um bom tempo..Posso afirmar que do começo ao fim este esta sendo um dia especial.
    E agradecida também estou por te ter em minha vida!


Deixe um comentário

Categorias

