Publicado por: Malhado | 24-02-2014

Feliz Dia da Memória Pagã!

As religiões da terra são também chamadas de “pagãs” por motivos os mais diversos, e destes o mais antigo que consegui encontrar foi o de que os soldados romanos entitulavam-se “soldados de Cristo” e chamavam as pessoas que viviam o “pagus” – que pode ser traduzido como campo, aldeia, vilarejo – de pagãos e a distorção do termo teria começado daí para chegar à definição completamente absurda que hoje é difundida de que pagão significaria “não cristão”. Pessoalmente, nunca gostei do termo, mas fui dono da comunidade Paganismo no Orkut e usei esse nome justamente para ressignificá-lo, a fim de que as pessoas aprendessem a reconhecer que nossas correntes religiosas nada têm haver (ou pelo menos não deveriam ter haver) com nenhuma fé que não seja uma religiosidade da terra.

Hoje lembrei-me disso ao ler uma postagem da Mayra Ní Brighid falando desta data comemorativa que eu não conhecia. Data criada na Europa para honrar heróis, heroínas e mártires das religiões da terra que sofreram e sofrem até hoje com a violência e a discriminação mundo afora. O dia escolhido faz parte do nosso calendário, o que no início achei muito estranho, uma vez que a grande maioria das nossas religiosidades afina-se não com datas, mas com os ciclos sazonais. Aí eu li o porquê:

No dia 24 de fevereiro do ano 391 e.c. o imperador romano Teodósio I
determinou que todos os templos pagãos fossem fechados,
seus ritos considerados ilegais, assim como visitar os templos.
Começou aí a parte institucionalizada da saga
persecutória
contra as religiões não advindas de Abraão.
Neste caso em específico, tudo o que não fosse o Cristianismo.

Achei a escolha dessa data fantástica! Um resgate da data e uma forma de nos lembrar do dia, onde tudo começou e que deu início às tensões que culminariam na extinção do fogo da Deusa romana Vesta em 394 e.c. e na futura perseguição aos Druidas após a proibição do nosso culto, assim como na vandalização de templos pagãos que até hoje existe no mundo inteiro e, no Brasil, tem como principais encorajadores as igrejas que nada carinhosamente chamo de “nazi-pentecostais“.

Mas esta data não deve servir para aguçar nosso ódio contra fanáticos e intolerantes. Nossas mentes e corações devem voltar-se para as pessoas que fizeram e fazem com que a voz dos Deuses continue a ser escutada pelos ouvidos, mentes e corações dos que precisam conhecê-Los. Hoje é dia de honrarmos quem trabalhou, viveu e morreu em nome de qualquer fé tida como “pagã”, bem como de olharmos nos olhos uns dos outros e ponderar acerca de qual é o nosso trabalho e como nossa vida pode pulsar para que, no futuro, a voz Deles continue viva. Há muito mais formas de trabalharmos do que as pessoas costumam imaginar.

Hoje acenderei uma vela, e o farei todos os anos nessa data até que minha chama se apague. Uma vela simples e branca, para lembrar-me dos que já se foram, sejam eles cantados nas lendas ou esquecidos pela história, fossem eles baluartes de sabedoria ou embusteiros que foram utilizados pelos Deuses enquanto julgavam utilizar-se das pessoas para seus próprios fins.

Hoje acenderei uma vela e pedirei por cada um deles, mas mais que isso: pedirei para que em breve eu possa fechar meus olhos e imaginar que a chama da minha pequena vela forma um céu de estrelas com a chama de cada filho da terra que honra seus antepassados e heróis, angariando força para que possamos, juntos, vencer o ódio que ainda arde em muitos de nós e utilizar essa energia para construir um mundo mais justo, onde sejamos respeitados e nos façamos respeitar.

E, no futuro, espero fechar os olhos e sentir o calor da chama e a luz da sua vela juntar-se a essa constelação!

Espiral de velas

Feliz Dia da Memória Pagã!

Anúncios

Responses

  1. Uau!!! não sabia dessa data também, some mais uma vela acesa nesta data! Honra e glória aos Antigos


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: