Publicado por: Malhado | 18-02-2017

Hoje eu fiz uma doação

Essa é uma temática que não gosto. Aliás, detesto. Filantropia se faz em silêncio. Caridade pública é quase sempre mera indulgência ao ego. Mas dessa eu preciso falar pois os tempos atuais são de tanto ódio que algo de decente precisa ser dito, de vez em quando, para que nos voltemos um pouco para dentro apenas para tirarmos os olhos da podridão do mundo e “pegar impulso” a fim de olhar à nossa volta e fazer algo pelo que nos cerca.

Então, hoje eu fiz uma doação, e quebrarei o silêncio que defendo.

Foi coisa pouca. Um pacote de ração para um casal de protetores que recolhe animais das ruas, no caso gatos, e os dá um lar temporário até que sejam adotados. Adotei 4 (quatro) gatas dele, depois que a mãe do meu gato morreu e ele estava em depressão, e agora ele corre delas pois são todas filhotes e adoram meu rabungentão. Com esses quatro atos eu ajudei a salvar 5 vidas, sendo que uma delas eu ajudei a curar de uma depressão gigante.

E não, eu não tinha condições, mas eles ajudaram a me curar, também. Então, além do amor e do carinho, encaro isso como substituto de tratamentos muito mais caros que eu também não poderia pagar, mesmo com o plano de saúde pagando a maioria das despesas.

Sempre visito esses protetores, e tenho amigos que também são protetores. Todos eles fazem de tudo para que eu tenha gastos menores, sempre. É uma rede onde todos ajudam todos.

Ajudar… essa é a chave de uma doação e, se o foco for outro, ela perde sentido. E o que me move a ajudar animais não tem nada haver com gostar menos de gente ou qualquer outra coisa que já escutei pessoas responderem a quem só critica e não faz nada pra melhorar a vida de ninguém. Esse foi o meu chamado, e foi em direção a isso que minha alma me puxou. É em direção a isso que os Deuses me levaram. O motivo desse texto é justamente fazer com que, ao olhar para si, você descubra uma forma de ajudar, de acordo com o como seu coração pulse.

Foto: Getty Images

Se você quer doar seu tempo ajudando a alimentar ou dar abrigo a moradores de rua, se vai se engajar em proteção aos animais, se vai fazer algum serviço ligado à sua fé, não importa qual ela seja, para que o mundo fique melhor para todos e não apenas para quem pense igual a você, não importa. Apenas faça algo, porque é muito, mas muito simples ajudar. Quase tão simples como esquecer de fazê-lo.

Agora, quanto ao ego, esqueça-o na hora de ajudar. Faça o em silêncio e, se falar, que seja para inspirar aos outros, pois é mais importante que você, antes de dizer que eu ou qualquer outra pessoa faz uma “bela ação”, pondere sobre trocar o comentário por um auxílio.

Pode ser o tempo para quem precise, por exemplo, de um prato de comida ou de aulas de reforço, ou no caso dos animais de rua, especificamente, um pacote de ração, ajuda financeira para castração, um remedinho, um lar temporário ou mesmo o compromisso de, de vez em quando, repostar os pedidos de resgate e adoção responsável de uma ou mais pessoas / instituições que ache legal, mas especialmente de algum protetor solitário, que não tenha uma ONG para ajudá-lo e possa te retribuir com o sorriso que recebi hoje, ao chegar lá com esse pacotinho, que não é 1% do que ele faz, mas no momento é o que pude fazer.

E você, em algum ponto, poderá também, se pesquisar as opções na área que deseje ajudar.

Tá, mas o que isso tem haver com o Druidismo? Responderei com uma tríade:

“Os três deveres de um Druida:
Curar a si mesmo,
Curar a comunidade,
Curar a terra.
Sem o que não pode ser chamado de Druida”

Tríade bretã

Muito agradecido por qualquer ajuda.

Deixe um comentário

Categorias

