Glossário de Termos

Este é um pequeno glossário dos termos utilizados neste espaço, e suas definições expressam, salvo menção em contrário, a nomenclatura utilizada neste espaço. Caso deseje contribuir com alguma correção ortográfica ou pedir que coloquemos algum termo nesta seção, por favor deixe um comentário e faremos o possível para atender sua solicitação ou respondê-lo o mais rápido possível.

– B –

Bardo – sacerdote responsável por preservar e transmitir tradições, histórias e lendas, genealogia, história geral e da comunidade e a cultura. Em geral, dos ofícios este é o que mais está em contato com a comunidade, visto que seu trabalho é quase que totalmente voltado para ela;

– D –

Druida – sacerdote responsável pela liturgia, pelas leis e por fazer cumpri-las, pelos ritos públicos, pelas conciliações, pelo treinamento dos demais sacerdotes, especialmente em seu estágio inicial ou quando dentro de seu ofício. Possui ainda outras responsabilidades junto ao resto do corpo sacerdotal. Este é o ofício que mais se assemelha à concepção atual de sacerdócio como ocidente compreenda;

Druidista – termo utilizado para definir qualquer pessoa que siga o Druidismo como religião, referindo-se especialmente aos leigos, que não possuem qualquer responsabilidade litúrgica, uma vez que os sacerdotes referem-se a si mesmos de acordo com o ofício sacerdotal pelo qual respondem. Sua construção epistemológica é análoga à do termo “budista“, por exemplo.

– O –

Ogham – alfabeto geralmente utilizado para magia, inscrições e vaticínio. Acredita-se ter sido desenvolvido já tardiamente, possivelmente quando da invasão romana às terras celtas.

Ovate (Fáith, Vate, Vati) – sacerdote responsável pela conexão e comunicação com o Outro Mundo e os Mortos, do que concerne à saúde e, antigamente, dos partos. Também são os principais responsáveis pelo vaticínio (artes oraculares), embora seja permitido, possível e mesmo bastante comum observar outros ofícios e mesmo druidistas em geral utilizando técnicas oraculares, especialmente nos dias de hoje. Esta classe costuma ter menor contato com a comunidade, mas são muito importantes em especial nas celebrações de Samônios.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: