Histórias & Lendas

“Mito é como chamamos a religião dos outros”
Joseph Campbell

Neste espaço nos referimos às nossas histórias e lendas pelo como as entendemos. Em livrarias, ambientes acadêmicos ou discussões “eruditas” você as reconhecerá pelo termo “mitologia” associado a elas, mas não aqui. Através delas captamos a essência dos Deuses através da cultura e dos valores morais e éticos que formam nossas crenças.

Elas são a brisa que nos acalanta enquanto trilhamos nossos caminhos pela vida, e nos lembram do que é realmente importante observar a cada passo, e é nelas também que encontramos sabedoria e força para enfrentar as intempéries da vida, mesmo que o céu caia sobre nossas cabeças e os oceanos se ergam e cubram a todos nós.

Desvendá-las talvez seja a tarefa mais árdua do estudo de um druidista, pois inúmeras alterações, algumas sutis e outras nem tanto, foram feitas nas palavras transmitidas em volta das fogueiras do entardecer ou à mesa na hora do jantar quando quanto os sons tocaram o papel na forma de tinta e, ainda hoje, na forma de luz nas telas que utilizamos para ler a Internet.

Decifrar qual parte contém as informações corretas, ou menos distorcidas, é um exercício de senso crítico e paciência que indico a todos os que a mim chegam, pois nas nossas histórias e lendas está carvada a sabedoria de tempos quase esquecidos, e mesmo que toda a ciência do mundo possa nos dar as melhores informações técnicas acerca do que foi nossa fé no passado, é somente através delas que compreenderemos o que é vivenciar o Druidismo.

Veja a lista das Histórias e Lendas já publicas

%d blogueiros gostam disto: