Filmes & Vídeos

Filmes e vídeos sobre o Druidismo ou os povos celtas são sempre cheios de “licenças poéticas” com as quais é preciso ter muito cuidado em se tratando de estudo, mas que em geral são realmente muito interessantes de se ver e imaginar, mesmo que não correspondam à verdade histórica. Já os documentários são excelentes fontes de informação que adicionam novas formas de vislumbrar o que nos livros apenas conseguimos imaginar.

Documentários

Mitos Celtas Vol. 1 – Mitologia – Sally Jenkinson
– Van Blad – Inglês, com legendas em português (Brasil)
– Sinopse: Documentário em formato VCD com histórias e entrevistas tratando de heróis celtas e do rei Artur;

Mitos Celtas Vol. 2 – Mágica e Reis – Sally Jenkinson
– Van Blad – Inglês, com legendas em português (Brasil)
– Sinopse: Documentário em VCD sobre heróis celtas e o rei Artur. Contém entrevistas com grandes nomes em cultura celta;

Poder do Mito, O – Edição Completa – Joseph Campbell (2009, 474 min.)
– Cultura – Inglês, com legendas em português (Brasil) – ISBN: 7898494242203
– Sinopse: A coleção “O Poder do Mito – Jornadas” reúne a série “O Poder do Mito“¸ onde Joseph Campbell apresenta o papel do mito nas sociedades e mais duas produções antes inéditas no Brasil – A Jornada do Herói e Sukhavati e Uma Jornada Mística. Em A Jornada do Herói, Campbell é o narrador informal de histórias sobre mitos e lendas em conversas com alunos e amigos e entrevistas inéditas, além de trechos sobre a sua própria vida. Em Sukhavati. Uma Jornada Mística, o relacionamento de mitos de diferentes culturas é costurado com uma direção poética, onde a explicação dos mitos é quase uma ode a eles.

Filmes

Coração Valente (1995, 177 min.)
– Título original: Braveheart
– Sinopse: É o fim do Século XIII, e William Wallace (Mel Gibson) acaba de voltar à Escócia depois de passar muitos anos longe de sua terra natal. O rei da Escócia morreu sem herdeiros, e Eduardo, rei da Inglaterra e um pagão inclemente, tomou conta do trono. Mas liderando um exército de improviso determinado a derrotar as superiores tropas inglesas, a coragem e a paixão de Wallace unem o seu povo no empolgante Coração Valente.

Lenda de um Guerreiro, A (2001, 124 min.)
– Título original: Vercingétorix
– Sinopse: Buscando uma maneira de retornar a Roma, Júlio César (Klaus Maria Brandauer) propõe aos druidas que abasteçam os romanos, em troca da expulsão dos alemães da Galícia. Ao saber que Celtill, chefe do povo Arvern, está reunindo todos os chefes gauleses, César ordena que a conspiração seja aniquilada. Na reunião Celtill revela que o encontro tem por objetivo eleger um rei para a Galícia, que comandaria todas as tribos. Ele se candidata, mas é traído por seu próprio irmão. Seu filho Vercingétorix (Christopher Lambert), tenta salvá-lo, mas presencia sua execução. A partir de então ele passa a ter por objetivo vingar a morte de seu pai, sendo acolhido numa escola druida, onde aprende o uso das armas e os segredos da magia.

Rainha da Era do Bronze, A (2003, 98 min.)
– Título Original: Warrior Queen
– Sinopse: Primeiro século DC. Os romanos consolidam suas regars da Antiga Inglaterra. Mas os Icenis, uma tribo guerreira celta, não estão preparados para viver como uma raça subjugada. Eles têm um povo bravo e apaixonado, dirigidos por Prasutagus, um rei corajoso e sua esposa Boudica.
Os romanos têm uma crença inabalável na superioridade de sua cultura, mas impera a decadência e corrupção no coração da nação. Seu imperador, Claudius, é um velho doente, mas é esperto e pragmático. Seu herdeiro, Nero, é vaidoso e paranóico. Os Icenis percebem o poderio dos invasores e Prasutagus fazem um pacto para proteger sua gente. Mas a paz e proteção têm um preço alto em impostos.
Claudius morre em Roma e o novo imperador Nero traça um caminho inflexível. Quando Prasutagus também morre e Boudica se torna Rainha, ela descobre que Catus, o procurador romano, ordena a destruição dos desobedientes Icenis. Ela é capturada, açoitada e forçada a testemunhar o estupro das filhas. Apesar disso, ela e as filhas mantém a dignidade ao deixar o acampamento romano e partem determinadas a se vingar. Boudica lidera seu povo em um ousado ataque contra o invasor e sabedoria uma sangrenta vitória.
Quando ela se prepara para invadir a capital Colchester, o poderoso império bate em retirada. Nero então envia Suetonius, seu mais competente general, para destruir os insurgentes. O encontro final é uma batalha na qual os romanos estão prontos para despejar todo seu poderio contra o inimigo.

Mistério da Ilha, O (1994, 104 min.)
– Título original: The Secret of Roan Inish
– Sinopse: A pequena Fiona vai morar com os avós na costa da Irlanda. Lá, ouve do avô as antigas e maravilhosas lendas dos pescadores sobre os mistérios do mar, do passado de sua família e de Roan Inish, a ilha de onde vieram.
Neste lugar mítico, Fiona irá descobrir um grande segredo.
Baseado na mitologia celta, O Mistério da Ilha foi considerado um dos melhores filmes do ano pela revista Time. Embarque nessa fábula mágica embalada por uma belíssima trilha sonora composta por músicas irlandesas tradicionais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: